Quem tem pele oleosa sabe como é complicado fazer uma make e mantê-la perfeita até o fim do dia. Este tipo de pele exige um cuidado maior, com produtos específicos como, por exemplo, base para pele oleosa.
Além disso, em dias mais quentes, deve-se redobrar o cuidado ao usar maquiagem, pois corre-se o risco da pele ficar ainda mais oleosa que o normal.
Dessa forma, uma boa base para pele oleosa será imprescindível, e há no mercado uma variedade de produtos voltados para este tipo específico de pele. A seguir, confira algumas dicas de como encontrar a base perfeita para você.
Como escolher uma boa base para pele oleosa?
É claro que antes de utilizar qualquer produto em sua pele, será necessário saber qual o tipo dela. Só assim é possível detectar as necessidades particulares, bem como, os nutrientes que sua pele precisa.
Depois disso, você não apenas conseguirá encontrar o produto ideal para o seu caso, como também deixará o resultado final lindo e sua pele bem tratada.
Atualmente no mercado, existe uma infinidade de produtos voltados para peles oleosas, nas mais variadas marcas e preços.
Algumas bases para pele oleosa oferecem uma cobertura mais espessa, outras, mais leves. Tudo vai depender do gosto do cliente.
O que devo levar em consideração ao comprar uma base para pele oleosa?
Existem alguns pontos principais que devem ser levados em consideração antes de comprar sua base. São eles:
- Textura do produto;
- Acabamento;
- Cobertura;
- Composição;
- Cor;
Textura do produto
Ao comprar uma base, um dos primeiros pontos a ser observado é a textura dela.
Aliás, é a textura, inclusive, que vai influenciar diretamente no resultado final da maquiagem.
Por exemplo, se você vai comprar base para pele oleosa, as mais indicadas são a de textura em pó, pois elas tendem a controlar o excesso de oleosidade.
A textura em pó dá um acabamento mais seco e deixa a pele com um aspecto bem melhor.
Ademais, a base em pó é muito fácil e de rápida aplicação, sendo, assim, excelente para dar pequenos retoques na maquiagem durante o dia.
Contudo, se você prefere as bases de textura líquida, saiba que elas são mais indicadas para quem tem pele mista ou com espinhas.
Isto porque nestas situações, uma base líquida ajuda a disfarçar as imperfeições da pele, bem como oferece cobertura mais natural.
Se você possui linhas de expressão, estas também são as mais indicadas.
Então, basicamente, as bases de textura líquida dão uma cobertura maior e, principalmente em caso de acne, uma base em pó pode realçar ainda mais as imperfeições da pele.
Acabamento
Quando a questão é acabamento, sendo sua pele oleosa, é aconselhável que você opte por uma base que tenha o efeito matte.
Esta é a escolha mais inteligente, uma vez que o objetivo de uma base para pele oleosa é mantê-la sempre seca durante todo o dia.
Contudo, para que se obtenha este resultado, alguns cuidados devem ser feitos para controlar o nível de oleosidade na pele.
Se tiver em mãos uma base de efeito matte, já conseguirá alcançar um ótimo resultado, retirando o brilho em excesso da sua pele.
Cobertura
A cobertura da base para pele oleosa, quando em conjunto com as características da pele, vai definir se o resultado final da make será bom ou ruim.
Dessa forma, analise suas preferências, ou seja, se quer fazer uma maquiagem mais natural ou mais profissional, que disfarce bem as imperfeições da pele.
Se você deseja um efeito mais puxado para o natural, a cobertura leve é a melhor opção.
Este tipo de cobertura não apenas deixa a pele uniformizada, como também, evita aquele efeito de make pesado.
Portanto, se busca por uma base para pele oleosa para usar durante o dia, a de cobertura leve oferece um efeito simples, mas a pele mantém-se impecável.
Entretanto, estas bases têm uma textura mais fluida, então imperfeições como acne e olheiras não são totalmente disfarçadas com ela.
Já uma base que possui cobertura média ou alta são as mais aconselhadas para quem possui acne ou marcas provenientes de outros motivos.
Se sua pele, além de oleosa, também possui espinhas, opte por uma base de cobertura mais densa.
Ela não apenas vai realizar a cobertura perfeita de imperfeições, como também manter a maquiagem impecável por quase todo o dia.
Composição
Para quem tem pele oleosa, outra questão importante é atentar-se à composição da base.
É essencial observar bem este ponto porque, dependendo dos componentes do produto, sua pele pode ficar ainda mais prejudicada com a produção de maior nível de oleosidade.
Dessa forma, uma base para pele oleosa não deve conter óleo.
Aliás, uma base que contém óleo em sua composição, numa pele oleosa, não vai fixar bem e ainda vai obstruir os poros, aumentando o excesso de oleosidade.
Quem tem pele oleosa deve procurar bases que contenham em sua formulação minerais e ingredientes naturais, bem como hipoalergênicos.
Evite também produtos que contenham fragrância artificial e parabenos, pois são prejudiciais à pele.
Cor
Por fim, deve-se escolher a cor da base ideal para você. Esta etapa é muito importante, e é preciso ter bastante atenção na hora dessa escolha, pois é a cor que vai definir se o resultado final da maquiagem ficará bonito e harmônico.
A dica aqui, é escolher uma cor baseando-se no subtom da sua pele.
Esse subtom pode ser frio, quente ou neutro.
Contudo, se você também não sabe qual o seu subtom, observe as veias do seu braço e atente-se à cor delas.
Se suas veias possuírem um tom esverdeado, seu subtom é quente. Assim, a cor da sua base deve ser mais puxada para o amarelado.
Contudo, se suas veias tiverem uma tonalidade azulada, então seu subtom é frio, e sua base deve ter um tom mais rosado.
Porém, se suas veias forem uma mescla de tons verdes e azuis, o seu subtom é neutro, ou seja, mescla-se bem tanto com bases amareladas quanto rosadas. Neste caso, dependerá da sua preferência.
Subtom rosado
O subtom de pele rosada é frio, ou seja, muito comum em pessoas de pele bem branca.
Naturalmente, esse tipo de pele apresenta um aspecto corado, dificilmente consegue bronzear e fica muito vermelha se exposta ao sol por bastante tempo.
Subtom oliva
A pele de subtom oliva é fria e, geralmente, habitantes do oriente médio a possuem.
Esta pele tem a tez naturalmente pálida, contudo, ao contrário do subtom rosado, não possui as bochechas naturalmente coradas.
Ao ficar exposta ao sol, a pessoa que possui subtom oliva adquire um bronzeado tipo café. Ou seja, a pele adquire uma tonalidade mais amarronzada ao invés de dourada.
Subtom amarelo/dourado
É uma pele de tom quente. O amarelo/dourado é um tom mais puxado para o pálido que para o rosado.
Quem tem esse tipo de pele consegue bronzear-se rapidamente ao se expor ao sol.
O bronzeado é dourado e fica por bastante tempo. Comumente, as brasileiras possuem este tom de pele.
Subtom vermelho/alaranjado
É o tom típico de peles negras. De todos os subtons, este é o que mais rapidamente atinge o bronzeamento solar.
Quando bronzeada, a pele neste tom realça a nuance avermelhada/alaranjada que possui.
Indígenas e negros, no Brasil, são os que possuem o subtom de pele vermelho/alaranjado.
Subtom azulado
Este é frio e muito raro de ser encontrado entre os brasileiros.
É comum em pessoas de pele negra. Essa pele raramente consegue bronzear-se ao ser exposta ao sol, contudo, pode adquirir uma tonalidade cinza caso o tom da superfície seja mais claro.
Portanto, é uma pele que precisa de bastante proteção contra os raios solares.
Subtom verde-escuro
Este subtom geralmente é encontrado em pessoas de pele negra média e escura.
É um tom frio e dificilmente consegue bronzear ao ser exposto ao sol.
Quanto isso acontece, a pele pode ficar manchada e com uma tonalidade acinzentada e, por isso mesmo, não deve descuidar na proteção solar.
Este subtom se mistura com a superfície da pele e o resultado final é uma tonalidade marrom/chocolate.
Maneiras de descobrir o seu subtom de pele
Para saber qual seu subtom de pele, existem algumas técnicas simples que podem ser feitas.
Técnica do bronzeamento
Este método é muito simples e consiste em responder ao seguinte questionamento:
- Ao ficar exposta ao sol por um determinado período de tempo, sua pele fica avermelhada ou bronzeada?
Caso sua pele fique bronzeada, é sinal de que seu subtom é quente. Do contrário, uma pele avermelhada após um banho de sol aponta para um tom frio.
Entretanto, se você não fica nem bronzeada, nem com a pele avermelhada, há forte indicação de que seu subtom de pele seja neutro.
Técnica da moeda
O teste da moeda é igualmente muito simples.
Pegue uma moeda dourada e outra prateada. Caso não as tenha, pode utilizar também itens como pulseiras, brincos, colares, dentre outros afins.
Em seguida, posicione-os no dorso das suas mãos e veja qual dos dois combina mais com seu tom de pele.
Se o item dourado combina mais, sua pele possui subtom quente. Entretanto, se o prateado ficar mais harmônico com sua pele, significa que você possui subtom frio.
Caso ambos combinem, a pele tem subtom neutro.
Existe mais um método conhecido como técnica das veias. Esta já ensinamos um pouco mais acima.
Tom e subtom de pele: existe diferença?
Sim, existe!
Quando falamos em tom da pele, estamos relacionando com a cor. O tom pode ser classificado em três: escuro, médio e claro.
Enquanto isso, o subtom pode não ser algo tão evidente. Ou seja, à primeira vista, pode ser um pouco difícil definir o seu subtom.
Para ser ainda mais claro, o subtom é como uma nuance da pele, uma cor de fundo, e pode ser classificado em quatro: oliva, quente, neutro e frio.
Base para pele oleosa: passo-a-passo para ela durar mais em sua pele
Agora que você já sabe como escolher uma boa base para pele oleosa, chegou a hora de aprender algumas dicas fantásticas para que o produto dure mais em sua pele e deixe a maquiagem linda o dia inteiro!
- O primeiro passo é a limpeza de pele. Para isso, lave o rosto com um sabonete específico para a área. Assim, qualquer resquício de sujeira será eliminado.
- Depois que o rosto estiver limpo, passe um tônico. O tônico é um produto muito usado na remoção de impurezas, bem como fecha os poros e equilibra o pH da pele.
- Agora chegou a hora de preparar sua pele. Passe um hidratante facial ou um primer matificante para que sua pele possa receber a maquiagem e, assim, fazê-la durar por bastante tempo.
- Faça a aplicação da sua base para pele oleosa e utilize para isso uma esponja ou pincel. Evite espalhar o produto com os dedos, pois isto pode levar sujeira para o rosto e estimular a produção de oleosidade.
- Por fim, termine o processo utilizando pó. O pó deixa a base mais fixa no rosto, retira o excesso de brilho causado pela oleosidade e ainda deixa a maquiagem intacta durante o restante do dia.
Lista das melhores bases para quem tem pele oleosa
Até aqui já te ensinamos como escolher uma boa base para pele oleosa, bem como o passo-a-passo de como aplicá-la.
Agora, chegou o momento de conhecer as melhores bases que existem no mercado para quem possui bastante oleosidade na pele do rosto.
Base de cobertura HD – Alice Academy Base
A Alice Academy Base é uma base para pele oleosa que possui alta cobertura, além de um toque seco, sendo ideal para esse tipo de pele.
O acabamento fica completamente uniforme e a pele adquire um aspecto bastante natural.
Portanto, esta base mantém-se intacta durante todo o dia, sendo um produto perfeito para quem deseja manter a maquiagem por muitas horas.
Dica: Selar a pele com o pó (com cor ou translúcido), faz com que sua base fique sequinha por muito mais tempo!
Ela é de fácil aplicação, não contém óleo em sua formulação, bem como não possui efeito matte.
A base é encontrada no mercado em 12 opções de cores, ou seja, tem para todos os tipos de pele.
Foi formulada à prova d’água e, portanto, não tem perigo de sair ou manchar com o suor.
O principal diferencial é que ela não precisa ser selada com pó, devido a seu efeito naturalmente seco.
Valor: R$ 64,90
Base Líquida – Hot Makeup
A base líquida Absolut Touch Liquid Foundation é um produto de alta qualidade que cobre perfeitamente quaisquer imperfeições na pele.
Além disso, ela não entope os poros, deixando a pele respirar naturalmente e, com isso, evita o excesso de oleosidade.
Ademais, sua aplicação é simples e o resultado é uma pele uniforme com cobertura que vai de média a alta.
Possui um acabamento matte, não contém óleo em sua composição e permanece intacta do início ao fim do dia.
Valor: R$ 71,16
Base Atelier Paris – uma excelente base para pele oleosa!
Mais uma excelente base para pele oleosa! A Base Atelier Paris é altamente resistente à transpiração, sebo e até mesmo lágrimas.
Isto porque ela recebeu um tratamento específico de pigmentos. É um produto excelente, inclusive muito aclamado entre diversos profissionais da maquiagem.
Possui uma formulação livre de óleo, o que resulta numa make natural e extremamente confortável. Deixa a pele com um tom unificado e corrige muito bem quaisquer tipos de imperfeições.
É um produto de longa duração, ou seja, não necessita de retoques durante o dia para manter a maquiagem.
É uma base para pele oleosa diferenciada, pois não apenas absorve o seco, como também dá um toque matte à pele.
Valor: R$ 170,91
Base em Bastão – Natural Perfection
Esta é uma excelente base para pele oleosa, que conta com alta cobertura e deixa a pele com uma textura bem uniformizada.
O produto tem em sua composição um primer antibrilho, que elimina o excesso de oleosidade da pele.
Dessa forma, sua maquiagem se manterá intacta ao longo do dia e a pele com um aspecto natural e leve.
Sua composição conta com ativos hipoalergênicos e não possui fragrância, bem como não leva em sua fórmula glúten, parabenos e ftalatos.
Valor: R$ 69,90
Base Inglot HD
A Base Inglot HD é hipoalergênica, de excelente cobertura e fica impecável na pele por bastante tempo.
Além disso, disfarça bem algumas imperfeições na pele, evitando, aliás, o excesso de brilho, sendo, assim, uma base para pele oleosa bastante procurada.
Mantém igualmente a umidade da pele equilibrada, pois possui trufa branca em sua formulação.
Ótima para peles sensíveis e pode ser usada todos os dias, sem causar prejuízos à cútis.
Valor: R$ 179, 90
Base Líquida Matte – Fand Makeup
Outra maravilhosa base para pele oleosa, possuindo alta cobertura, livre de óleo em sua composição, resistente à água e sem parabenos.
A Base Líquida Matte – Fand Makeup é encontrada em diversas cores, sendo oferecida no mercado para os mais diversos tipos de pele.
De fácil aplicação, deixa a pele uniforme e com uma textura leve e natural.
Valor: R$ 42,90
Como escolher a melhor base para pele oleosa pela internet?
Muitas pessoas têm dificuldade em escolher base para pele oleosa pela internet.
Mas saiba que não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, é simples até demais!
Confira as dicas:
- Atente-se sempre à classificação de cor da base, bem como as nomenclaturas de cada marca;
- Análise a classificação dos tons e subtons assinalados na embalagem da base e, em seguida, realize comparação com a sua pele;
- Se você já tem uma base que casa bem com o tom da sua pele, compare-a com outras marcas de base que vê na internet e escolha a que mais se aproxima dela;